fevereiro 19, 2012

Darcy Ribeiro e O Povo Brasileiro!



“...ficam vocês encarregados de fazer esse país dar certo! Façam, mas sem copiar ninguém. Usem as potencialidades do nosso povo, que são imensas! Somos uma civilização tropical, mestiça, mas sobretudo humana”.
                                                                Darcy Ribeiro

No dia 17 de fevereiro completou 15 Anos sem o EDUCADOR/REALIZADOR – DARCY RIBEIRO! – e o Brasil sente a sua falta, e “O POVO BRASILEIRO” ao qual ele dedicou todo o seu entusiasmo e experiência, representa sua última obra, na qual procurou dar a sua visão do povo brasileiro, destinado a ser a grande civilização mestiça e tropical a encantar e ter papel decisivo no concerto das Nações!

DARCY RIBEIRO IDEALIZADOR DO SAMBÓDROMO!

Nada mais apropriado que durante o Carnaval se complete os 15 Anos e que se comemore – na grande festa popular! – a memória do grande brasileiro, educador e realizador na cultura e no campo educacional. Não carece de reforços em sua biografia. Apenas queremos destacar a sua efetiva participação na educação brasileira e da América Latina, onde se destacou como um “REALIZADOR” de obras concretas!

Nascido em Montes Claros, nas Minas Gerais (26/10/1922), Darcy tentou durante 3 anos ingressar na Faculdade de Medicina. Conseguiu. Mas já estava entusiasmado pela área de humanas, vindo a estudar e se formar pela ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO(1946). Em seguida, contratado pelo Marechal Rondon, passou a estudar a cultura indígena. Ficou tão entusiasmado que ficou até 1956 com os índios no Pantanal. Criou o MUSEU DO ÍNDIO e formulou o projeto de criação do PARQUE INDÍGENA DO XINGU, onde viria a realizar um inestimável trabalho junto com os Irmãos Villas Boas.

Nessa época, passa a colaborar com o grande educador Anísio Teixeira, no Ministério da Educação, quando Juscelino Kubischetck os convida para criarem a Universidade de Brasília- UNB, com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer. No Governo Jânio Quadros é mantido à frente do Projeto Indígena do Xingu e no governo de João Goulart é sucessivamente, Ministro da Educação, Ministro Chefe da Casa Civil, tendo tido a oportunidade de concretizar seu projeto de criação da UNB e de ser seu 1º Reitor (1962/63).

Com o Regime Militar vai para o exílio e vive em vários países. Primeiramente no Uruguai, onde assume cargo na Universidade. Darcy sempre destacou que nesse aspecto, o exílio lhe fora leve, pois sempre era convidado, nos diversos países, para fazer parte das suas universidades. Dizia que o brasileiro quando sai do país, exilado, é que tem a grande oportunidade de ver e valorizar a sua Pátria.

Trabalhou com o General Alvarado, no Peru (nacionalista e que tinha uma visão adequada para o destino da América Latina) e com o presidente Allende , do Chile.

No exterior teve participação efetiva na criação da Universidade Peruana, a pedido do General Alvarado (1974) e, no México, a pedido do presidente Echeverria, implantou (1974) a UNIVERSIDADE DO TERCEIRO MUNDO, com o prestigiado Centro de Estudos do Terceiro Mundo. Em 1979, é agraciado em Paris, com o título de DOUTOR HONORIS CAUSA pela SORBONNE. Em 1980, integrou o 4º Tribunal Russel, em Haia/Holanda, para julgar os crimes contra as populações indígenas.

Voltando do exílio em 1976, é eleito vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, quando Leonel Brizola se elege governador (1982). Acumula a Secretária da Cultura e idealiza com o arquiteto Oscar Niemeyer os famosos CIEPs - Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), um projeto pedagógico visionário e revolucionário no Brasil de assistência em tempo integral a crianças, incluindo atividades recreativas e culturais para além do ensino formal - dando concretude aos projetos idealizados décadas antes por Anísio Teixeira!

Idealizou juntamente com Brizola e Niemeyer o SAMBÓDROMO e, como sua última REALIZAÇÃO como educador, idealizou e implantou a UNIVERSIDADE DO TERCEIRO MILÊNIO (Universidade Estadual do Norte Fluminense, em Campos), voltada à área tecnológica, de modo especial dedicada ao setor petrolífero.

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

A convite do Governo de São Paulo (Governador Orestes Quércia/Secretário da Cultura, Fernando Morais), Darcy Ribeiro idealizou e o arquiteto Oscar Niemeyer projetou a majestosa obra do MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA, com auditório, biblioteca, salas de reunião, centro de convenção e salão para exposições e eventos.

Em 1992 é eleito para a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS e volta a se eleger Senador quando Brizola se elege novamente governador em 1994. Em seus últimos anos, idealiza a UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, com cursos de educação à distância; e idealiza a ESCOLA NORMAL SUPERIOR, para formação de professores do 1º grau.

Esse foi o Homem. Esse foi o Educador. Esse foi DARCY RIBEIRO!

Educação: Choque de Gestão!/ leia aqui

7 comentários:

Delmanto disse...

Coincidentemente, em 1969, eu escrevia uma coluna diária no jornal “COMÉRCIO&INDUSTRIA”, do grupo City/Shopping News. E no artigo “Nova Dimensão”, ao abordar a situação dos países da América do Sul, focalizei a situação peruana, onde um governo revolucionário estava realizando importantes avanços para o país, notadamente no setor educacional. E o intelectual escolhido para reformular com ousadia a universidade peruana, foi o educador brasileiro, no exílio, Darcy Ribeiro. Vamos a um trecho do artigo. É REGISTRO HISTÓRICO:
“A América Latina transforma, aceleradamente, todas as suas estruturas; e rompe velhos conceitos; e reestrutura velhas e arcaicas concepções de governo.
No Peru tivemos o exemplo: um militar, pela revolução, tomou o poder; até aí, nada demais. No entanto, o General Alvarado, estando no poder, conseguiu o que, até os nossos dias a esquerda alienígena tenta negar: o apoio incontestável e global de toda a população peruana. Conseguiu, e isto é muito importante, com que fosse por água abaixo a errônea concepção de que o militar dá para tudo, menos para governar.
O General Alvarado está, patrioticamente, impondo-se ao respeito de todas as nações do mundo. Ele teve a coragem de negar, veementemente, ao Peru, uma posição subalterna de país de 2ª. classe. Na autodeterminação dos povos, assenta a sua posição nacionalista e revolucionária.”

Anônimo disse...

É bom relembrar os “realizadores” de uma educação positiva e real para o Brasil, porque, assim, podemos mostrar os “farsantes” que se apresentam como educadores e realizadores.
Sim, na televisão, o dep. Gabriel Chalita vem fazendo declarações “falsas”, ou seja, que quando foi secretário da educação do governador Geraldo Alckmin, na outra gestão, ele teria implantado a ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL. Não é verdade! O que ele fez foi uma burla: implantou o período integral em escolas que não tinham estrutura física e nem de docentes para a implantação de tão importante ação educacional Tanto é assim, que no governo seguinte (do Serra), continuando no atual, novamente com Alckmin, as escolas que haviam se transformado em ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL (no papel) estavam voltando a funcionar com um período escolar, por pressão das famílias e dos alunos. MOTIVO: os alunos não tinham atividades, ficavam ociosos, não era produtivo.
RESUMO: o Chalita não apenas “burlou” ao implantar, SEM CONDIÇÕES, a escola de tempo integral, como CRIOU uma FALSA IDÉIA do que seja uma ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL!!!
E ESSE POLÍTICO ESTÁ SE APRESENTANDO COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE São Paulo pelo PMDB!!!
SOCORRO PAULISTAS!!!
(luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Delmanto, o último livro de Darcy Ribeiro foi “O POVO BRASILEIRO”. Magnífico trabalho sobre o que chama de “a nossa civilização tropical e mestiça” destinada a ter uma expressão singular perante as nações do mundo todo. Seria interessante que o Ministério da Educação e as Secretarias Estaduais de Educação dessem orientação para os professores divulgarem entre os alunos essa obra, recomendando a sua leitura e incentivando o debate sobre ela. Isso é promover a cidadania. Vamos valorizar o Brasil. Vamos acelerar os debates sobre os grandes problemas e as soluções para este imenso país! (p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.
Antonio comentou a notícia Darcy Ribeiro e O Povo Brasileiro!.

Comentário:
Delmanto sempre nos brinda com um texto impecável ! Desta vez nos traz o Professor Darcy Ribeiro, grande lembrança para uma nação desmemoriada como a nossa;

Um forte abraço,
Antonio Carlos Macedo (Dihitt)

Responda e leia mais no endereço http://www.dihitt.com.br/meu_conteudo#n=darcy-ribeiro-e-o-povo-brasileiro&c=1504002

Delmanto disse...

É muito simplista falar que Darcy Ribeiro criou a UNB – Universidade de Brasília. Não, ele a idealizou em uma nova concepção de ensino. Os docentes atuando em tempo integral, os departamentos inter-comunicantes em suas áreas afins, a produção acadêmica com controle de qualidade, enfim, idealizou uma universidade moderna. E tal qual a fundação da USP, pelo governador Armando de Salles Oliveira, o professor Darcy Ribeiro efetivou verdadeira busca de talentos no exterior para vir a compor um corpo docente com o que havia de mais moderno na Europa e nos Estados Unidos. Infelizmente, com a mudança de governo e a ascensão dos militares houve uma interrupção brusca na estrutura docente da UNB.
Tão importante foi a sua concepção de núcleos comuns para atividades acadêmicas afins, que o professor Zeferino Vaz (idealizador da interiorização do ensino da Medicina no estado de São Paulo) aplicou esses conceitos da UNB, nas duas criações educacionais de nível superior ocorridas no governo de Carvalho Pinto (mas já gizadas no governo Jânio Quadros), que foram as FACULDADES DE CIÊNCIAS MÉDICAS E BIOLÓGICAS DE BOTUCATU e CAMPINAS – FCMBB e FCMBC. Dois importantes núcleos educacionais dE áreas afins da medicina. Então, não era a Faculdade de Medicina, mas, sim, a Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas (englobando a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Medicina Veterinária, a Faculdade de Biologia e a Faculdade de Enfermagem).
Foram criadas para serem, modernamente, o “EMBRIÃO” de duas futuras UNIVERSIDADES idealizadas à imagem e semelhança da UNB.
Realmente, Campinas conseguiu, por sua expressão política, transformar esse núcleo na UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, tendo como seu “realizador”, exatamente, o professor Zeferino Vaz, que hoje da nome à cidade universitária da UNICAMP!
A FCMBB – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, infelizmente, foi incorporada, juntamente com outras faculdades isoladas do estado, na “sui generis” Universidade Estadual Paulista “Dr. Júlio de Mesquita Filho”, com dezenas de campus pelo estado: as antigas unidades isoladas de ensino superior.
Assim, a criativa Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, que já recebera a criação das unidades de Agronomia e Zootecnia, tudo funcionando sob uma única DIREÇÃO, caracterizando o “EMBRIÃO” de uma futura universidade passou, com a criação da UNESP, a ter vida estanque, com a separação e criação como entes individuais, cada curso superior. Surgindo as Faculdades de Medicina, de Medicina Veterinária, de Biologia, de Agronomia, de Enfermagem, de Zootecnia, de engenharia florestal, CADA QUAL com seu DIRETOR e sua respectiva infra-estrutura, individualizada, como era em tempos idos e que a ousadia e evolução criativa de Darcy Ribeiro implantou, com êxito, em Brasília.
É EXEMPLO HISTÓRICO!!!

Anônimo disse...

Delmanto, ainda em cima de seu comentário sobre a criação de 2 núcleos, futuros “embriões” de 2 universidades paulistas, é importante destacar que o objetivo do professor Zeferino Vaz era a criação de 2 universidades modernas, enxutas e integradas à comunidade interiorana que representavam. E ele estava certo, a UNICAMP que ele conseguiu levar até o projeto final, tem se destacado como um centro de estudos universitários avançado e moderno. Já a UNESP que englobou dezenas de cursos superiores estatais isolados por todo o estado, com a Reitoria estrategicamente colocada em Ilha Solteira, logo se acomodou...Nunca teve sua Reitoria instalada em Ilha Solteira, ficando na Alameda Santos (paralela à Av. Paulista, onde o m2 é o mais caro de São Paulo) e, por sorte e dedicação de seus docentes, os cursos que compunham a antiga FCMBB – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, mantiveram as suas respectivas estruturas tão alicerçadas no início dos anos 70. Mas a lógica nos leva a reconhecer como válidos os movimentos da região de Franca, para conseguir desmembrar da UNESP, uma universidade pequena, moderna e vinculada àquela importante região do estado; da mesma forma, a região de Araçatuba/Presidente Prudente pleitea também o desmembramento da UNESP, com a criação de uma universidade moderna, pequena e vinculada à região, com a conseqüente criação nessas duas futuras universidades de seus respectivos Cursos de Medicina, atendendo a dois extremos do Estado sem essa importante opção universitária.
São Paulo está , “LANTERNA NA MÃO” à procura de um novo PROFESSOR ZEFERINO VAZ !!! (jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Em depoimento, Darcy Ribeiro contou da preocupação de Oscar Niemeyer. Afinal, projetando Palácios e obras majestosas, ele poderia ser criticado por ser autor de obras caríssimas. Então, Niemeyer estudou, pesquisou e optou com Darcy pela contrução de uma FÁBRICA DE ESCOLAS. Sim, com pré-moldados de concreto, Niemeyer com sua criatividade, conseguiu “BARATEAR” em 30% o custo do m2 para a construção de escolas e limitando em 4 meses o prazo para a entrega. O governador Brizola reservou 40% (recorde nacional) do orçamento do Estado para a Educação. E estava criada a mais empolgante revolução pacífica da educação e da cultura do Brasil. Fizeram 500 ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL! Uma Revolução!!!
Provaram que é possível dar um “CHOQUE DE GESTÃO NA EDUCAÇÃO”, proporcionando um crescimento, para seus respectivos países, como fez a Coréia do Sul e a China, hoje, líderes mundiais em progresso e desenvolvimento!
Só é preciso ter VONTADE POLÍTICA!
(pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Postar um comentário